google-site-verification=uciuYF9RhOlFEJZrOLPnvJJBf0yMGbW6MiEwVIjIhjc
 

Efeito antidiabético da água alcalina

 

 

De acordo com um estudo de Saúde e Nutrição de 2007 existem 22,1 milhões de pessoas diabéticas no Japão, cerca de 1/6 de toda a população. Diabetes é preferencialmente classificada em 2 tipos: Diabetes tipo 1 (insulina dependente) e Diabetes tipo 2 (não insulino dependente causado por dano oxidativo nas célula beta pancreáticas devido ao ataque de células imunológicas). Diabetes tipo 2 é associado ao dano oxidativo da células musculares e adipócitos devido a estresse, hiperfagia e falta de exercício                                                                 

                                                          

Tem sido demonstrado que a água alcalina reduzida (ORP reduzido) é capaz de diminuir a ação de radicais livres intracelulares nas células beta pancreáticas de Hamster, o que elevou consideravelmente a secreção de insulina.

 

A água alcalina reduzida eliminou os Radicais livres nas células musculares de ratos e aumentou a captação de glicose por estas células.

A água alcalina reduzida também promoveu a fosforilação do receptor de insulina pela supressão da atividade da proteína tirosina fosfatase, que é redox sensível e é ativada pela PI3 kinase, assim como provomeu a translocação do transportador de açúcar GLUT 4 para a membrana da célula o que gera aumento na captação de glicose.

 

Esta água também diminuiu tolerância a glicose em ratos com diabetes tipo 2. Água reduzida derivada da água da torneira também melhorou o sintoma de diabetes em ratos.

Um estudo clínico em humanos demonstrou que 45% de 411 pacientes com diabetes tipo 2 (idade média de 71,5 anos) que tomaram 2 litros de água reduzida diariamente por 6 dias apresentaram diminuição significativa da glicemia e HbA1. Esta diminuição se manteve no longo prazo. Além disso, o colesterol total, LDL e creatinina diminuíram significativamente, enquanto que HDL aumentou significativamente.

 

No Central Hospital in Jilin Cangchun na China foi realizado um estudo com 65 pacientes com diabetes e 50 pacientes com dislipidemia que tomaram 2 litros de água alcalina ionizada por 2 meses. Houve uma diminuição significativa da glicemia em 89% dos pacientes com diabetes. Além disso, houve diminuição significativa do triglicerídeo e colesterol total em 92% dos pacientes.

 

Foi realizado um estudo duplo cego na Universidade de Hiroshima entre Novembro de 2008 e Setembro de 2009 com 100 pessoas que tomaram 2litros de água alcalina diariamente. Foi encontrado melhora dos níveis de glicose, pressão arterial, colesterol total, LDL e aumento significativo nos níveis de leptina e melhora da constipação.